Páginas

3 de jul. de 2009

ORIENTE-SE! ALMOFADAS ORIENTAIS.

Como prometi falar sobre os elementos da ambientação inspirados nos povos orientais, na postagem intitulada: ORIENTE-SE!DICAS DE DECORAÇÃO ZEN - de Junho de 2009, vamos aproveitar e mergulhar de cabeça e nos enroscar de corpo e alma nos diferentes tipos, finalidades e formas das almofadas orientais, por hora, mais especificamente nas Japonesas.


E já que é p´ra embalarmos mesmo, de uma vez só na conversa, vamos logo esclarecer o que é o tal FUTON?
O FUTON é, por assim dizer: ao mesmo tempo várias partes da cama e várias outras partes da roupa de cama propriamente dita dos Japoneses.

A imagem ao lado mostra uma pessoa acomodada em seu FUTON colocado acima do “tapete” de TATAMI assentado diretamente sobre o piso, que no Japão é geralmente forrado com madeira polida.


Tradicionalmente, quase todos os quartos possuíam TATAMI e embora as camas estejam se tornando cada vez mais comuns hoje em dia, as casas tradicionais japonesas são geralmente pequenas, então a fim de otimizar a utilização dos espaços as pessoas continuam com o hábito de dormir sobre um conjunto de TATAMI e os seus FUTONS dispostos acima.

Os FUTONS tem formatos e modelos variados e podem ser revestidos com tecidos de algodão e até com mesmo as mais requintadas fazendas, de padronagens lisas ou estampadas e mesmo com outros materiais como as fibras naturais, conforme se vê nestes aí a esquerda para uso à mesa, com 40cm de diâmetro e 5cm de altura e revestidos com palha natural, da marca Etna.

O FUTON é prático e útil, pois pode ser facilmente transportado, dobrado e guardado pela manhã, para maximizar o espaço disponível, sendo reutilizável tão logo seja novamente necessário, gerlamente a noite.

O FUTON pode compor conjuntos como o "SHIKIBUTON" – com uma base macia, tal qual um colchão; o “KAKEBUTON" – uma coberta tipo edredon /colcha; o "ZABUTON" – uma almofada mais parecida ao nosso travesseiro e o "MAKURA" – o autêntico travesseiro cilíndrico japonês, conforme você verá logo abaixo.


E não pense que a coisa toda pára por aí não. Basta cair de amores por essa fabulosa espreguiçadeira aí em abaixo, com estrutura de madeira escura e com o FUTON branco por cima - do tipo ZABUTON (repare nos pontos do estofamento), importada, da marca Welst Elm. Um luxo!



Há também o KABUSHIKI que significa literalmente estoque em japonês.
Esse curioso significado decorre do fato de que este é um tipo versátil de FUNTON que quando dobrado ao comprido, portanto fechado, fica com a forma de várias almofadas empilhadas, tal qual um puff e quando aberto vira um providencial colchonete.

Estes KABUSHIKI das fotos acima são da Futons & Company. Tem quatro dobraduras e são fechados com um laço do próprio tecido que o reveste.


KABUSHIKI: colchonetes ou puffs? Os dois, ora pois pois!!!
O roxo, chique demais, de veludo com três dobraduras é da Futon & Home e o verde de tecido brocado é da Futon & Compania.


O SHIKIBUTON é um outro tipo de FUTON que se estende. Um ótimo colchonete que pode ser enrolado e levado até em viagens como aquelas camas de acampamento e pode ter várias larguras e comprimentos, com dimensões padrões para os solteiros até o super king Size


Esse SHIKIBUTON amarelo aí da foto de apaixonar, é importado e pode ser encontrado em http://www.yamasa.org/acjs/portugues/futons.html



Este outro SHIKIBUTON listrado da Futon & Home é uma mega poltrona durante o dia, que se estendida a noite se transforma numa charmosa e confortável cama para os hóspedes.

O ZABUTON pode ser considerada a mãe, a ancestral de todas almofadas, com medidas em torno de 45x45 cm, podendo ser lisa ou ter de 09 até 16 pontos ( comparado grosseiramente ao nosso velho conhecido Capitonet), podendo ser forrado com algodão, linho, lonita ou shantung de seda.

É usada como almofada de encosto ou de assento - em separado ou junto com o ZAFU, um outro tipo de almofada que você vai ver ali mais embaixo - e é um Hit de estilo, ideal compor ambientes de estar, quartos, varandas, spas particulares, etc., porque fica bárbaro sobre sofás, camas, chaises e bancos, com ou sem design oriental.
A danada é tão demais que pode ser usada até para se sentar no chão. Podes crer!



Como este ZABUTON aí de cima, com16 pontos em algodão azul claro.
Ou estes de 09 pontos combinando cores quentes com neutros/terrosos.


Para quem preferir, um conjunto de ZABUTONS do mais puro requinte. Revestidos de seda pura e com os 09 sofisticados pontos. Glamour total!
O KOYO é o tradicional cobertor japonês, usado nas estações mais frias, como por exemplo o de estampa romântica da foto abaixo.
E o KAKEBUTON, que é uma categoria de FUTON também usado para se cobrir, porém sem aquecer tanto quanto o KOYO, sendo o mais apropriado às noites em climas mais frescos e amenos. É como o nosso edredom, tal como se parece o da foto a seguir, num tecido azul furta cor da marca Futon& Home.
MAKURA é o legítimo travesseiro dos japoneses. Aqueles mesmos que vem a nossa lembrança em forma de rolos, rolinhos e rolões que habitam o nosso imaginário.


O MAKURA branco sobre o sofá de FUTON branco é feito em algodão com recheio mais duro ou mais macio conforme a necessidade e finalidade e pode ter diâmetros que variam de 16, 20 e 25 cm e o cumprimento desde 40 cm até 2m.

Os ZAFUS são almofadas muito fofas e redondas, originadas especialmente para a prática da meditação ajudando a manter a coluna cervical ereta e na postura correta, sendo usadas sobre o ZABUTON e formando um conjunto com o mesmo.

O conjunto destinado a boa postura da meditação: O ZAFU (de forma circular), colocado sobre ZABUTON de 09 pontos, em cores clássicas e neutras.

Vejam bem estes ZAFUS importados, coloridérrimos e feitos de brim acetinado com 40 x 15 cm, que na decoração servem como almofadas, apoios e encostos sobre colchões, camas, chaises, conferindo aquele toque a mais, graças a sua forma inusitada e suas cores alegres.

E quanto ao TATAMI, ele é ou não é um carpete, um tapete, uma cama ou o quê será que é? Ah, o TATAMI, versátil que é, é tudo isso e mais!


São semelhantes aos estrados de nossas camas ocidentais sendo que para os Japonsese elas não só dão o nível adequado ao sono como ajudam a impedir que o frio do piso passe para os FUTONS conforme todos os que vimos ainda a pouco. Podem ser feitos em palha ou bambu. Ficam charmosos na sala de estar, na varanda, na sala de jantar e em qualquer ambiente.
Tudo muito lindo não é?
Se quiser comente e se prepare que o nosso próximo assunto sobre elementos da decoração oriental será sobre as luminárias.
Um Bom Design Zen para todos!
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...